REVISTA - REGIÃO - Montalegre

Marìa Josè Afonso é jornalista, com formação em Ciências da Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Na rádio, desde 1994, tem feito deste percurso, um modo de vida. Com e para as pessoas. Co-fundadora do projeto pioneiro em Portugal - TVBarroso - colaborou também em jornais, televisões e rádios de Portugal, Angola e Noruega.

Um projeto de coesão e inclusão

«Tenho procurado, através do meu trabalho diversificado, ao longo destes anos na área da comunicação, criar proximidade com o público, com o território, com as importâncias da terra, através da realização entrevistas e reportagens, com conotação fortemente humana; na linguagem e nos temas seleccionados.

Cada terra, cada pessoa tem uma história que não vem nos grandes livros, mas que pode reforçar a auto estima da comunidade quando partilhada. A comunicação social tem, também, essa missão: de ir ao encontro das histórias e promover a coesão, a inclusão social, a participação e a partilha. Um projeto individual e livre, de Montalegre para Montalegre, plural, aberto, inclusivo, unificador de importâncias, em cada um dos parceiros que nele participam. Nesta revista, tenho como propósito buscar exemplos de pessoas que vão contrariando o flagelo que é o despovoamento do interior. Aqui, encontrarão reportagens feitas com gente, com quem nos cruzamos no dia-a-dia, e as suas histórias tantas vezes desconhecidas.

Porque sinto a comunidade de forma global, onde cada um é importante; o espaço "Gente da Nossa Terra" em formato de fotografia, tem essa polaridade de importâncias: A Marta, bonita com uma família feliz, ou a Carina, utente da Cercimont, que é igualmente luminosa, mas que não tem pais e vive a paredes meias com uma deficiência motora que a priva de ter uma vida, dita "normal"; o Miguel que estuda no Porto para Engenheiro mecânico; ao Torrião, que foi toda a vida agricultor e assim pretende terminar os seus dias, às três mulheres, uma delas cega e que venceram o câncro da mama. Depois, e com um outro olhar estão os artigos de colaboradores que, também eles, acreditaram nesta Revista: - Chef Rui Paula, Eng. Carmona Rodrigues,
Dr. Fernando Seara, Dr. Abel Neves, Padre Fontes, Dr. Ricardo J. Rodrigues e Dr. Domingos Chaves. É caso para dizer que quando acreditamos e não desistimos, os projetos acontecem. Sim. Um muito obrigada: Paula Afonso, Carlos Medeiros, Ana Maria e Tozé Dias, Pedro Machado, Albino Fernandes, Júlio Santos, José Fernandes (Matos), Catarina e Alexandra Carvalho, Zico, João Silva, Assunção Rosinha e João Paulo, Francisco e Paulo Gonçalves, Alice e Rui Calado, Noémia Pinto, Farmácia Canedo, Maria do Borda D agua, Joe Pinto, Domingos Costa, Vítor Santos, Marta Carvalho, Carina Medeiros, Torrião, Alice Fernandes, Margarida Pires, Deolinda Luís, Ulisses Pereira, Junta de Cabril, Junta de Montalegre e Padroso, Junta de Viade de Baixo, Fervidelas, Junta de Salto, e Junta de Freguesia de Gralhas, BPI e, os cronistas acima referidos.

Muito obrigada de coração, pela nossa terra!»

Capa da revista REGIÃO - Montalegre
Capa da revista REGIÃO - Montalegre